Um pescador canadiano morreu após ser atingido por uma baleia, na segunda-feira, momentos depois de libertá-la de um cabo. Nos últimos 15 anos, Joe Howlett salvou mais de 20 de baleias presas em redes de pesca.
Corpo do artigo
Na segunda-feira, Joe Howlett, da ilha de Campobello, em New Brunswick, partiu numa embarcação para ajudar a salvar uma baleia-franca-do-atlântico-norte que se encontrava emaranhada num cabo.
O pescador de lagosta ajudou a libertar a baleia e, momentos depois, foi atingido pelo animal, explicou Mackie Green, da Equipa de Resgate de Baleias de Campobello, citado pelo jornal "The Guardian".
"Isto é algo que ele adorava e não há melhor sensação do que libertar uma baleia. Eu sei o quão bem ele se sentiu após libertar aquela baleia", afirmou Mackie Green, que se aliou a Joe Howlett para lançar a operação de resgate de baleias em 2002.
O canadiano ajudou a salvar mais de 20 baleias nos últimos 15 anos, fazendo uso do seu grande conhecimento sobre nós e cordas.
No último mês, sete espécimes de baleia-franca-do-atlântico-norte foram encontrados a flutuar sem vida no Golfo de São Lourenço, a leste do Canadá. Com uma população mundial estimada de 525 espécimes, as mortes registadas recentemente representam mais de 1% da população.
Uma equipa de biólogos marinhos, cientistas e patologistas, entre outros, estão agora a tentar perceber por que motivo espécimes de baleia-franca-do-atlântico-norte estão a morrer com tanta frequência.