Pequenas quantidades de petróleo derramado ao largo da costa nordeste do Brasil atingiram o parque natural marinho de Abrolhos, no estado da Bahia.
Corpo do artigo
Entre as cinco ilhas no parque de Abrolhos está Santa Bárbara, onde se localizam os maiores recifes de coral do Brasil, por enquanto ilesos.
Segundo as autoridades brasileiras, o petróleo é proveniente da Venezuela e foi derramado pelo navio grego Bouboulina, que pertence à empresa Delta Tankers, que nega a acusação e alega que não há vestígios de fuga no petroleiro.
O navio, que ligava a Venezuela à Malásia, "chegou ao seu destino sem problemas durante a viagem e descarregou toda a sua carga sem perdas", afirmou, em comunicado, a sociedade gestora, Delta Tankers Ltd, sediada no Phalère, distrito costeiro de Atenas.
11376443
Na sexta-feira à noite, as autoridades brasileiras anunciaram que o navio Bouboulina era "o principal suspeito" do derrame de petróleo que afetou 2100 quilómetros da costa brasileira, prejudicando a pesca e o turismo.
No entanto, a investigação desenvolvida pela Delta Tankers Ltd revela que "não há evidências de derrame ou transferência de navio para navio ou atraso do Bouboulina durante a sua viagem entre a Venezuela e o porto da Malásia".
Neste âmbito, a empresa responsável pelo navio grego disse que está "pronta para entregar os documentos deste estudo às autoridades brasileiras", lamentando que, até ao momento, ainda não tenha sido contactada pelas autoridades brasileiras.
11336621