A polícia espanhola deteve 39 pessoas na província de Valência e desmantelou uma organização criminosa dedicada à elaboração e distribuição de droga em Espanha e outros países, como França.
Corpo do artigo
De acordo com informações divulgadas esta segunda-feira pela Polícia Nacional e a Guardia Civil espanholas, as investigações começaram em novembro de 2016, quando as autoridades foram alertadas para crimes em Valência e em França relacionadas com o tráfico de droga.
No decorrer da operação Centipede-Le France, foram detidas 39 pessoas, com idades entre os 14 e os 60 anos, de nacionalidade espanhola, equatoriana e marroquina. Foram acusados de delitos contra a saúde pública, associação criminosa, posse ilegal de armas e branqueamento de capitais, entre outros.
A Polícia Nacional Francesa também participou na operação e vários membros da rede foram detidos em França.
O comunicado conjunto da Polícia e da Guardia Civil espanholas, detalha que a organização cultivava marijuana em várias propriedades.
A droga era depois passada para outros países, como França, sendo transportada em fundos falsos de veículos de carga.
Os agentes fizeram 32 rusgas, tendo apreendido 2.318 plantas de marijuana, 54 quilos de brotos das plantas, 19 veículos de gama alta, 64.168 euros em dinheiro e armas.