Um homem português foi intercetado e detido pela National Crime Agency (NCA), no domingo, no aeroporto de Manchester, Reino Unido, com 12 quilogramas de cocaína dissimulados na cadeira de rodas em que se fazia transportar.
Corpo do artigo
A agência especializada em cibercrime, crimes económicos e tráfico de droga intercetou Francisco Casimiro de Lemos, de 56 anos, no aeroporto de Manchester, após ter chegado num voo proveniente de Bridgetown, em Barbados. Transportava escondido nas costas e no assento da sua cadeira de rodas elétrica 11 pacotes de cocaína, num valor de um milhão de libras (cerca de 1.196.000 euros).
Segundo a NCA, o detido foi detetado pelos agentes alfandegários por suspeita "de contrabando de drogas" e, após uma investigação da Agência Nacional de Crimes, foi presente hoje no Tribunal de Magistrados de Manchester e Salford e comparecerá em seguida no Tribunal da Coroa de Manchester a 6 de maio.
O oficial sénior de investigação da NCA Charles Lee sublinhou que a forma como a droga vinha dissimulada "mostra o engenhos que os grupos criminosos empregam para contrabandear cocaína".