Portuguesa ferida na Suíça afinal magoou-se numa queda em casa: "Foi uma mera coincidência"

Mulher deu entrada no hospital com uma fratura na mesma altura em que chegavam os feridos em estância de esqui
Foto: Adrien Perritaz/EPA
A emigrante portuguesa que deu entrada no hospital de Sion, na Suíça, supostamente na sequência do incêndio trágico no bar de uma estância de esqui na madrugada de 1 de janeiro, teve, afinal, uma fratura resultante de uma queda em casa, esclareceu ao JN a família. A informação inicial tinha sido avançada, erradamente, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
"A minha filha não estava nesse bar onde aconteceu o incêndio. Estava em casa e caiu nas escadas. Foi ao hospital de Sion e, por coincidência, nessa altura estavam a entrar vários feridos que vinham do tal bar onde aconteceu a tragédia", afirmou ao JN Rosária Batista, mãe de Liliana Batista.
O nome da portuguesa tinha sido avançado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, esta tarde, em entrevista à "SIC Notícias", como sendo de uma vítima do incêndio ocorrido na noite de passagem de ano no bar Le Constellation, na estância de esqui de Crans-Montana, no cantão de Valais, na Suíça. "É uma senhora na casa dos 40 anos, chama-se Liliana Mateus Batista, é emigrante na Suíça e originária de Vale de Telhas, em Mirandela", disse Emídio Sousa, acrescentando que a família já estava informada.
Ao JN, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros também tinha indicado haver uma portuguesa entre os feridos do incêndio, com origens em Mirandela, além de outra nacional lusa desaparecida.
Rosária Batista considera que o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas terá feito confusão porque "alguém lhe terá dito que a filha estava nesse hospital, mas não souberam transmitir que ela não estava no bar". "Foi uma mera coincidência ter ido ao hospital quando estavam a entrar muitos dos feridos naquela tragédia. A minha filha magoou-se em casa e está a recuperar bem", garante a mãe de Liliana, que reside na aldeia de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela.
