As autoridades timorenses e indonésias assinaram, este sábado, vários memorandos de entendimento nos setores do turismo, desporto e desenvolvimento económico fronteiriço entre os dois países.
Corpo do artigo
A assinatura ocorreu no âmbito de uma curta visita oficial que o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, está a fazer ao país para participar nas comemorações do 10º aniversário da restauração da independência e na tomada de posse do novo chefe de Estado timorense, Taur Matan Ruak.
O presidente indonésio chegou a Díli este sábado e regressa domingo à Indonésia.
Os memorandos de entendimento foram assinados no Palácio do Governo pelos chefes da diplomacia de Timor-Leste, Zacarias da Costa, e da Indonésia, Marty Natalegawa, na presença do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e do chefe de Estado indonésio.
No âmbito do desenvolvimento económico fronteiriço, os dois países concordaram aumentar a cooperação para desenvolver programas conjuntos para uma economia integrado na única fronteira terrestre existente entre os dois país, a oeste.
Os dois países assinaram também uma declaração conjunta que oficializa o Passe Fronteiriço na fronteira de Napan, Indonésia, e Bobometo, Timor-Leste, para facilitar a circulação de cidadãos dos dois países.
O memorando de entendimento para o setor do turismo prevê o apoio indonésio a Timor-Leste para a criação de políticas turísticas e estratégias de marketing, bem como formação de recursos humanos.