O Qatar anunciou um alívio das restrições impostas a estrangeiros que visitam o país, provenientes de 80 países. Portugal está incluído na lista.
Corpo do artigo
O Qatar, país anfitrião do Mundial de 2022, anunciou esta quinta-feira que cidadãos de 80 países deixam de estar obrigados a ter um visto prévio de entrada no país.
A autorização é dada gratuitamente ao visitante à chegada, mas é preciso apresentar um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada e informar da data de saída do Qatar.
Dependendo da nacionalidade, esta autorização poderá ter validade para várias visitas durante 180 dias, garantindo 90 dias de permanência; ou validade de 30 dias com possibilidade de ser prolongada por mais 30.
Portugal está entre os 33 países que poderão solicitar o documento para estada de 90 dias, em uma única viagem ou mais de uma viagem no prazo de 180 dias.
8543089
Esta medida surge numa altura em que o Qatar enfrenta um bloqueio por parte dos países vizinhos - como Egito, Emirados Árabes e Arábia Saudita - que o acusam de apoiar terroristas.
"O anúncio de hoje coloca o Qatar como o país mais aberto na região [do Golfo Pérsico]. É uma ocasião marcante para o Qatar, fazendo com que o número de nações elegíveis para entrar em nosso país sem visto seja o maior de toda a região, algo que nos deixa muito orgulhosos", sublinhou o presidente da Qatar Airways, transportadora nacional do Qatar, Akbar Al Baker.
Lista de 33 países cujos cidadãos podem solicitar um visto válido por 90 dias numa deslocação ou várias durante 180 dias:
Alemanha, Áustria, Bahamas, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Seychelles, Suécia, Suíça, Turquia.
Lista de 47 países cujos cidadãos podem solicitar um visto de 30 dias, que pode ser prolongado por mais 30.
África do Sul, Andorra, Argentina, Austrália, Azerbaijão, Bielorrússia, Bolívia, Brasil, Brunei, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, Geórgia, Guiana, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Japão, Líbano, Macedónia, Malásia, Maldivas, México, Moldávia, Mónaco, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Reino Unido, Rússia, San Marino, Singapura, Suriname, Tailândia, Ucrânia, Uruguai, Vaticano, Venezuela.