Mais de quatro em dez franceses (42%) são favoráveis a que sejam evitadas publicações com caricaturas de Maomé, indica uma sondagem divulgada este domingo.
Corpo do artigo
Na sondagem, publicada no "Le Journal du Dimanche", e nessa questão em concreto, 57% dos inquiridos dizem que não se devem considerar as reações extremistas contra as caricaturas e que as mesmas devem continuar a ser publicadas
De acordo com o trabalho, desenvolvido pelo Instituto Ifop para o jornal francês, é também dito que 50% dos inquiridos é favorável a uma limitação da liberdade de expressão na Internet.
A sondagem - cujo universo foi de 1003 pessoas contactadas telefonicamente - surge depois dos acontecimentos recentes envolvendo o jornal satírico francês "Charlie Hebdo", cuja sede, em Paris, foi atacada no passado dia 7 de janeiro pelos irmãos Chérif e Said Kouachi, dois jiadistas franceses.
Os irmãos mataram no ataque 12 pessoas, incluindo cinco caricaturistas, entre os quais o diretor do jornal Stéphane Charbonnier.