A rainha Isabel II foi captada por uma câmara de televisão a descrever como "muito rude" a delegação que acompanhou, no ano passado, a visita de Estado do presidente chinês Xi Jinping.
Corpo do artigo
Vestida com um casaco cor-de-rosa, chapéu e luvas brancas, a rainha de Inglaterra foi apanhada sem saber, durante uma receção no Palácio de Buckingham, na terça-feira, a comentar a visita de Estado do presidente chinês Xi Jinping.
Ao ser introduzida a Lucy D'Orsi, que esteve encarregue da segurança durante a visita de Xi e sua esposa, em outubro passado, a monarca exclama: "Oh, que pouca sorte!".
D'Orsi, por sua vez, afirma que aquela visita foi um "teste de fogo" para ela, ao que a rainha responde: "Eu sei".
A rainha refere ainda que membros da delegação chinesa "foram muito rudes para o embaixador" e acrescenta: "Extraordinário!".
A chefe de polícia, que não refere nomes, concorda, apontando "foram muito rudes e não diplomáticos, julgo".
Um porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Lu Kang, afirmou esta quarta-feira que a "visita de Estado do presidente Xi Jinping, no ano passado, foi um sucesso" e que "ambas as partes reconhecem-no".
Confrontado com as palavras de D'Orsi, de que a China ameaçou cancelar a visita, Lu disse não ter ouvido nada sobre essa possibilidade.
O Palácio de Buckingham afirmou, entretanto, que não fará comentários sobre as conversas privadas da rainha.