Um terramoto de magnitude 5,3 graus na escala aberta de Richter sacudiu, esta quinta-feira, a prefeitura de Fukushima, onde está localizada a acidentada central nuclear atingida pelo sismo e tsunami de março de 2011, que não terá sido afetada.
Corpo do artigo
A agência meteorológica japonesa não ativou qualquer alerta de tsunami devido ao terramoto e a proprietária da central de Fukushima, a Tokyo Electric Power, não revelou quaisquer anomalias nem alterações de leitura nos níveis de radiação na central nem nos seus arredores, segundo a cadeia pública NHK.
As autoridades japonesas também não identificaram danos em edifícios ou infraestruturas na região.
O terramoto teve lugar às 10.51 horas locais (1.51 em Portugal continental) com epicentro no mar, a cerca de 50 quilómetros a este da localidade de Tomioka, onde está localizada a central de Fukushima.
O hipocentro do abalo foi localizado a 40 quilómetros de profundidade.
A 11 de março de 2011, um terramoto de magnitude 9, seguido de tsunami, arrasou o nordeste do Japão e deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos, além de ter provocado elevados danos na central de Fukushima, que registou o pior desastre nuclear depois de Chernobil, em 1986.
Devido ao acidente, os cerca de 50 reatores nucleares comerciais japoneses foram parados.