Rússia vai conceder quatro mil milhões de dólares para equipar exército venezuelano
A Venezuela está a negociar com a Rússia um novo crédito de quatro mil milhões de dólares para a compra de equipamento para reforçar a capacidade de defesa e combate das forças armadas venezuelanas, anunciou esta quarta-feira o Presidente Hugo Chávez.
Corpo do artigo
"Estamos a negociar um crédito de quatro mil milhões de dólares. Uma boa parte será para continuar a comprar equipamento, aumentando a nossa capacidade de combate, de defesa. É um direito e uma obrigação", disse.
Chávez falava por telefone durante um evento militar de entrega de equipamento russo às forças armadas venezuelanas, transmitido pela estação de televisão estatal Venezuelana de Televisão.
"Isto podemos nós fazer porque hoje somos livres, antes não poderíamos porque estávamos subordinados aos americanos, ao Fundo Monetário Internacional, ao Banco Mundial e a toda a arquitectura económica e financeira do império", disse.
As forças armadas venezuelanas receberam vários equipamentos, incluindo morteiros, mísseis antiaéreos ZU-23 e tanques BTR 80.
"Essas armas, fabricadas na Rússia e agora venezuelanas, são para defender a sagrada soberania", disse, agradecendo o apoio do homólogo russo, Dimitri Medvedev.
De acordo com a empresa estatal russa Rosoboronexport, nos últimos cinco anos a Venezuela comprou à Rússia 11.000 milhões de dólares em armamento, incluindo também helicópteros e aviões.