O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, na segunda-feira, um aumento de 15% do salário mínimo, a partir de 1 de dezembro.
Corpo do artigo
"Unindo o esforço do salário mínimo e cumprindo o compromisso com os trabalhadores, decidimos aumentar a base do cálculo da senha de alimentação (...) e decretar um aumento do salário mínimo mensal de 15% a partir do primeiro (dia) de dezembro", disse.
O anúncio foi feito durante um evento transmitido pelas rádios e televisões da Venezuela, durante o qual Nicolás Maduro explicou que o salário mínimo dos venezuelanos aumentou 10% em janeiro de 2014 e 30% em maio último.
Com o novo aumento, o salário mínimo dos venezuelanos será de 4889,11 bolívares (Bs) mais 2026,50 que serão pagos através de senhas de alimentação, o que totaliza 6915,61 Bs.
Na Venezuela existe um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e tem atualmente três diferentes tipos de cotação oficial para o dólar: 6,30 Bs, 11,00 Bs e 49,94 Bs, aplicados a alguns alimentos e medicamentos, turismo, e a bens não prioritários, respetivamente.
Já no mercado paralelo de divisas, o valor por cada dólar norte-americano é de mais de 100,00 Bs, mas é proibido divulgar esta cotação localmente.
Nos últimos 12 meses a Venezuela acumulou mais de 60% de inflação.
A 28 de outubro o presidente Nicolás Maduro, anunciou um aumento de 45% do salário de todos os militares venezuelanos, em vigor a partir de 1 de novembro.