Pelo menos sete pessoas, incluindo quatro membros das milícias pró-governamentais sunitas Conselho de Salvação, foram mortos e nove polícias ficaram feridos em dois ataques, esta sexta-feira, no Iraque.
Corpo do artigo
Fonte do Ministério do Interior disse à agência Efe que uma bomba explodiu à porta da casa do imã Nazem Karim, líder do Conselho de Salvação (ou "Sahwa") na zona de Al Taji, 20 quilómetros norte de Bagdade, causando morte do clérigo e da sua mãe, e danos materiais avultados.
Pouco tempo depois, uma outra bomba explodiu à passagem de uma patrulha da polícia iraquiana que estava a deslocar-se para a zona do primeiro atentado, o que causou a morte de dois policias e ferimentos noutros sete.
Entretanto, a mesma fonte do Ministério do Interior explicou que um grupo de homens armados atacou um posto de controlo das forças do Conselho de Salvação na área de Al Sharqat, 100 quilómetros norte da cidade de Tikrit, capital da província de Salah Edin, ao norte da capital. O ataque matou três militantes da organização sunita e feriu outros dois.
Centenas de militantes do Conselho de Salvação - fundado por clãs iraquianos em meados de 2006 - têm sido alvo de ataques em vários pontos do Iraque, em represália pela sua luta contra a organização terrorista al-Qaeda do Magrebe Islâmico.