As negociações de paz entre a oposição síria e o regime de Damasco começam na sexta-feira e durarão seis meses.
Corpo do artigo
Inicialmente previstas para começarem esta segunda-feira em Genebra, as negociações foram adiadas devido a "um bloqueio" sobre a composição das delegações, explicou o emissário especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, numa conferência de imprensa, adiantando que os convites serão enviados na terça-feira.
"O mandato que o Conselho de Segurança me deu é ser o mais inclusivo possível e vou sê-lo", disse numa referência aos critérios para convidar os participantes.
Indicou esperar que ao receber os convites todos sintam "a seriedade e a urgência" de participar nas negociações.
Staffan de Mistura referiu que ainda que o plano seja o processo decorrer durante meio ano, a primeira parte das negociações deverá durar duas a três semanas após o que poderá haver uma suspensão para os participantes consultarem as respetivas bases.
Em relação ao formato, o emissário da ONU considerou que as consultas devem ser "tão flexíveis e criativas quanto possível".
A prioridade é conseguir "um cessar-fogo, uma suspensão das hostilidades, uma pausa nos combates, depende de como for acordado", disse ainda, adiantando que a luta contra os grupos considerados terroristas Frente al-Nosra e Estado Islâmico não se incluirá no eventual cessar-fogo.
O emissário especial insistiu que um cessar-fogo é essencial para que a ajuda humanitária possa chegar a quem precisa.
Conseguido o cessar-fogo, as negociações podem dedicar-se aos temas de como se governa o país, da reforma da Constituição e da realização de eleições.
O enviado das Nações Unidas defendeu ainda uma participação ativa de grupos de mulheres e de representantes da sociedade civil que, na sua opinião, estiveram pouco representados nos processos anteriores.
A guerra civil na Síria, que começou em março de 2011 e já fez mais de 260 mil mortos e milhões de deslocados, já originou duas séries de negociações em Genebra, denominadas Genebra 1 e Genebra 2, que não obtiveram resultados.