Pelo menos cinco civis foram mortos e três feridos por um soldado somali durante uma distribuição de ajuda alimentar na capital Mogadíscio, esta quinta-feira, segundo testemunhas e um responsável dos serviços de segurança.
Corpo do artigo
O soldado que disparou sobre a população "foi detido por forças policiais somalis após o incidente", referiu uma testemunha citada pela agência noticiosa AFP.
De acordo com outras testemunhas, o homem terá disparado após uma discussão que se instalou na sequência da distribuição de ajuda humanitária. Todas as vítimas são deslocados, devido à seca que atinge as suas regiões de origem, referiram ainda testemunhas.
"Tivemos conhecimento de que um soldado matou cinco civis e feriu outros três após ter disparado sobre pessoas reunidas para receber ajuda humanitária", disse por sua vez Mohamed Ali, responsável pelos serviços de segurança.
"É um acto bárbaro e inaceitável", acrescentou, para de seguida anunciar que "já está a decorrer um inquérito" sobre o incidente.
Mais de 100 mil pessoas estão deslocadas na região de Mogadíscio desde há dois meses, em busca de abrigo e alimentos.
Mais de 12 milhões de milhões de pessoas foram atingidas na região do Corno de África por uma devastadora seca, a mais grave das últimas décadas segundo a ONU.