Afirmar que o primeiro êxito comercial dos U2 - single "Sunday bloody sunday" - tem 14 mortos na consciência é algo tétrico. Porém, infelizmente, também é verdade. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
[Youtube:JFM7Ty1EEvs]
O quarteto de Dublin, capital da República da Irlanda, assumiu, ao terceiro álbum, "War", de 1983, no qual a canção apareceu, a face política que ainda hoje ostenta e transformou a dor e a memória do massacre de Londonderry, na Irlanda do Norte, num grito rock que, com o tempo - algo perversamente -, foi perdendo o estatuto de alerta e reforçando o de canção inevitável nos concertos da quadrilha de Bono.
No entanto, "Sunday bloody sunday" pode reclamar a suprema virtude de, em simultâneo, ter incomodado a hierarquia inglesa e levado o resto do Mundo a folhear a História em busca de um dia que Londonderry jamais esquecerá.
Por seu lado, "Domingo sangrento", do realizador Paul Greengrass, apesar de cair nas salas no 30.º aniversário do incidente, não conseguiu mais do que passar por filme de efeméride, fugindo da alma tão depressa como devagar tem sido a recuperação do trauma de há quatro décadas.