Um dos mais temidos senhores da guerra no Afeganistão acusa o príncipe Harry, de Inglaterra, de "andar embriagado a matar afegãos inocentes" e de se esconder quando os talibãs atacaram a base americana onde este estava estacionado. O Ministério da Defesa britânico desmente.
Corpo do artigo
Gulbuddin Hekmatyar é considerado um dos mais temidos senhores da guerra no Afeganistão. Incluído, pelos EUA, na lista de terroristas mais procurados do Mundo, aproveitou o fim do ano e o aproximar da retirada das tropas britânicas do território afegão para criticar os britânicos e atacar a coroa.
"O príncipe britânico veio para o Afeganistão para matar inocentes enquanto está bêbado", disse Gulbuddin Hekmatyar, sobre Harry, que está destacado no território como piloto de um helicóptero Apache.
"É um sem-vergonha que quer caçar mujaedines com os rockets do seu helicóptero", acrescentou Gulbuddin Hekmatyar. "Mas ele não compreende que não é fácil caçar os leões e as águias afegãs. Um chacal não pode caçar leões", acrescentou o líder talibã, numa entrevista exclusiva ao jornal britânico "The Telegraph".
Ao mesmo tablóide, o Ministério da Defesa (MoD) britânico desmentiu as alegações de Gulbuddin Hekmatyar. "A simples sugestão de que algum membro das forças mobilizadas em operações está sob a influência de álcool é completamente absurda - e não apenas porque o consumo de álcool não é permitido em circunstancia alguma aos militares estacionados no Afeganistão", disse um porta-voz do MoD.
"As tropas britânicas destacadas no Afeganistão protegem a nossa segurança nacional ao destruir o que em tempos foi um santuário do terrorismo internacional", acrescentou o porta-voz do MoD, contrariando as farpas de Gulbuddin Hekmatyar à opinião pública britânica.
"Não percebo como os britânicos aceitam que as suas crianças sejam enviadas para a morte certa só para agradar aos generais americanos", disse o líder talibã afegão, considerando que depois da retirada, em 2014, a história não guardará memória da passagem dos britânicos pelo Afeganistão.
Com Harry na mira, Gulbuddin Hekmatyar pôs, ainda, em causa a galhardia do príncipe. "Durante o ataque mujaedine à base americana o príncipe percebeu que ia ser caçado e andava à procura de um buraco onde se esconder", acrescentou.