A tempestade que atingiu o leste de Espanha estará prestes a chegar a Barcelona. O serviço meteorológico espanhol emitiu um alerta de perigo máximo devido à ameaça de granizo com mais de dois centímetros de diâmetro, ventos de 90 quilómetros por hora e tornados.
Corpo do artigo
A região de Baix Llobregat foi elevada para o alerta vermelho, enquanto o nível laranja se mantém nas regiões próximas da cidade de Barcelona.
O Departamento do Interior e da Proteção Civil pediu cautela, sobretudo nas zonas costeiras, onde as ondas deverão atingir os dois metros e meio de altura, de acordo com a imprensa espanhola. As autoridades recomendam que os cidadãos evitem aproximar-se de passadiços e proibiram o acesso às praias.
A polícia catalã recomendou ainda evitar andar de carro nas regiões de Baix Llobregat, Garraf, Barcelonès, Vallès Occidental e Alt Penedès.
Durante o dia, o céu estará predominantemente nublado e a previsão é de chuvas intermitentes até à noite. As temperaturas manter-se-ão estáveis, com mínimas a rondar os 19 graus e máximas a rondar os 21 graus.
A tempestade, que está a ser provocada pelo fenómeno meteorológico DANA (depressão isolada em níveis altos), está a ter mais impacto na Comunidade Valenciana, onde as chuvas torrenciais atingiram vias e infraestruturas, provocaram inundações em estradas e campos, destruiram pontes e arrastaram carros. A precipitação em Valência na última noite foi, de acordo com dados oficiais, a mais elevada desde 11 de setembro de 1966, tendo chovido entre 120 e 180 litros de água em 12 horas. O balanço mais recente aponta que já morreram pelo menos 95 pessoas.