Três israelitas morreram, esta segunda-feira, num ataque com tiros contra um autocarro em Al-Funduq, uma aldeia palestiniana no norte da Cisjordânia que é rodeada de colonatos judeus, segundo um serviço de emergência israelita.
Corpo do artigo
De acordo com o serviço de emergência e resgate israelita, entre os mortos estão duas mulheres de 60 anos e um homem de 40 anos. Outras sete pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista do autocarro, de 63 anos.
O Exército israelita indicou que as suas tropas estão à procura dos autores deste “ataque terrorista” e que instalaram bloqueios nas estradas próximas ao local do atentado e cercaram várias aldeias.
A violência tem aumentado na Cisjordânia desde o ataque do grupo islamita palestiniano Hamas ao território israelita, em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.
Cerca de três milhões de palestinianos vivem na Cisjordânia ocupada por Israel - desde a guerra de 1967 - e mais de 500 mil judeus vivem na mesma região em dezenas de colonatos, que a maior parte da comunidade internacional considera ilegais.