
Donald e Melania Trump a falar com crianças na véspera de Natal
Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP
O presidente dos EUA, Donald Trump, fez piadas sobre um "mau Pai Natal" que ter-se-ia infiltrado no país e elogiou o "carvão limpo e bonito" durante chamadas telefónicas com crianças que acompanhavam a viagem do Pai Natal na véspera de Natal.
Em férias na propriedade Mar-a-Lago, na Florida, o presidente e a primeira-dama Melania Trump participaram na tradição de Natal de conversar com crianças que ligam para o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD), que acompanha, de forma lúdica, o percurso do Pai Natal ao redor do Mundo na véspera de Natal todos os anos. Durante as chamadas, Trump perguntou às crianças que prenda queriam receber, ao mesmo tempo que prometia não deixar um "mau Pai Natal" infiltrar-se nos EUA.
"Queremos garantir que o Pai Natal se porta bem. O Pai Natal é uma pessoa muito boa", disse Trump ao falar com crianças de quatro e dez anos em Oklahoma. "Queremos garantir que não estamos a infiltrar um Pai Notal mau no nosso país".
Quando um menino de oito anos da Carolina do Norte perguntou se o Pai Natal ficaria chateado se ninguém deixasse bolachas para ele, Trump disse que não achava, mas acrescentou: "Mas acho que ficará muito dececionado". "O Pai Natal tende a ser um pouco querubínico. Sabes o que significa querubínico? Um pouco gordinho", brincou Trump. "Acho que o Pai Natal gostaria de uns biscoitos."
Trump, que estava bem-humorado enquanto conversava com as crianças, disse em certo momento que "poderia fazer isto o dia todo", mas que provavelmente teria de regressar a assuntos mais urgentes, como os esforços para conter a guerra na Ucrânia.
Quando uma menina de oito anos do Kansas lhe perguntou o que gostaria que o Pai Natal trouxesse, a resposta foi: "Carvão não". "Queres dizer carvão limpo e bonito?", continuou Trump, evocando um slogan de campanha que há muito utiliza quando promete reativar a produção nacional de carvão. "O carvão é limpo e bonito. Por favor, lembrem-se disso, a todo o custo. Mas vocês não querem carvão limpo e bonito, pois não?" "Não", respondeu a criança que telefonou, dizendo que preferia uma boneca Barbie, roupas e doces.
Trump tem frequentemente marcado os Natais passados com críticas aos oponentes políticos, incluindo em 2024, quando publicou: "Feliz Natal para os lunáticos da esquerda radical". Pouco depois de terminar as chamadas da véspera de Natal de quarta-feira, voltou a esse tema: "Feliz Natal para todos, incluindo a escumalha da esquerda radical que está a fazer tudo o que é possível para destruir o nosso país, mas está a falhar redondamente".

