Alexis Tsipras, líder do Syriza, partido vencedor das eleições legislativas de domingo na Grécia, tomou posse como primeiro-ministro numa cerimónia civil transmitida pela televisão grega.
Corpo do artigo
Perante o Presidente da República, Tsipras comprometeu-se a "servir o povo grego" com "honra e consciência" e jurou "defender a Constituição e as leis" do país.
O anúncio dos membros do seu segundo Governo deverá ser feito na quarta-feira.
O Syriza venceu as eleições legislativas antecipadas de domingo com 35,47% dos votos e 145 lugares no parlamento e formará Governo com os nacionalistas Gregos Independentes, que alcançaram 3,69% dos votos e 10 lugares.
As duas formações ficam com 155 lugares, num parlamento de 300 deputados, uma maioria suficiente para repetir a coligação formada em janeiro.
O líder do Syriza afirmou que o principal objetivo dos primeiros meses de Governo será restabelecer a estabilidade económica e o funcionamento dos bancos.
Esta segunda-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou Alexis Tsipras pela vitória nas legislativas e prometeu cooperar estreitamente com o Governo grego quanto às crises da dívida e dos refugiados, disse o seu porta-voz.
"Naturalmente que o Governo vai trabalhar estreitamente e num espírito de parceria com o novo governo grego", disse Steffen Seibert à imprensa. "Esta oferta aplica-se tanto a ultrapassarmos em conjunto a crise da dívida como aos desafios colocados pela situação dos refugiados, que exige respostas comuns", acrescentou.
A Grécia, em crise económica há cinco anos, assinou em julho um terceiro acordo de resgate em troca de reformas. O país é, por outro lado, aquele que mais migrantes tem recebido nos últimos meses, dada a proximidade das suas ilhas das costas da Turquia.