Duas explosões foram ouvidas, esta quarta-feira à noite, na Praça dos Três Poderes, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, em Brasília. Uma pessoa morreu.
Corpo do artigo
De acordo com a imprensa brasileira, testemunhas no local revelaram que, no intervalo de 20 segundos, foram ouvidas duas fortes explosões. Um corpo foi encontrado no local.
O edifício do Supremo Tribunal Federal foi evacuado e todos os funcionários estão em segurança. Segundo o G1, que cita relatos dos seguranças da Câmara dos Deputados, uma das explosões foi num carro que estava estacionado perto do STF e que continha fogo de artifício e tijolos na mala.
Jorge Messias, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União no Governo de Lula da Silva, condenou "os ataques", numa publicação no X. "A Polícia Federal investigará com rigor e celeridade as explosões no perímetro da praça dos três Poderes. Precisamos de saber a motivação dos ataques, bem como reestabelecer a paz e a segurança o mais rapidamente possível", escreveu.
A Praça dos Três Poderes alberga as sedes do Supremo, da Câmara e da Presidência. Na altura das explosões estavam a decorrer sessões de plenário na Câmara e no Senado.
O presidente brasileiro, Lula da Silva, já não se encontrava no Palácio do Planalto no momento do incidente.