Veterano de 100 anos que angariou milhões para hospitais vai ser ordenado cavaleiro
Tom Moore, um veterano da II Guerra Mundial que angariou cerca de 45 milhões de euros para ajudar os hospitais e instituições de caridade durante a pandemia, vai ser ordenado cavaleiro pela rainha de Inglaterra.
Corpo do artigo
O capitão vai ser distinguido com o título de "Sir" (Senhor) pela rainha Isabel II.
12136511
O veterano iniciou e cumpriu um desafio de dar cem voltas ao seu jardim antes de fazer cem anos, o que aconteceu em abril. Queria arrecadar cerca de 1350 euros para o Serviço Nacional de Saúde britânico, em reconhecimento pelo apoio que recebeu durante um tratamento ao cancro.
Durante o desafio, o dinheiro chegou de forma massiva e o esforço do centenário captou a atenção internacional, por ser uma notícia feliz, no meio da tragédia da pandemia de covid-19. Boris Johnson descreveu-o como "um farol de luz" por ser um exemplo inspirador para todo o país.
A humildade demonstrada levaram-no à consagração nacional, há um comboio de alta velocidade que foi batizado com o seu nome e no dia do aniversário os jatos da Royal Air Force sobrevoaram a sua casa em Bedfordshire (a uma hora de Londres),
12072061
Tom Moore já deixou o aviso em tom de brincadeira que tudo o que disser à rainha durante a ordenação terá de ser mantido em segredo.
Receber o título de "Sir" significa a honra de pertencer aos "Knights of the British Empire" (Cavaleiros do Império Britânico).