Vice-presidente da Venezuela revela ocorrência de dez sismos nas últimas sete horas
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou, esta quinta-feira, que foram mobilizadas forças de segurança em todo o país após o registo de 10 sismos e 21 réplicas nas últimas sete horas.
Corpo do artigo
"Felizmente, não foram registadas perdas humanas, mas o presidente Nicolás Maduro, em resposta a esta série de tremores de terra, mobilizou o sistema de proteção civil em todo o país", anunciou Rodriguez em declarações pelo telefone ao canal estatal de televisão Venezolana de Televisión (VTV).
A vice-presidente indicou que também foram mobilizados funcionários dos órgãos de segurança cidadã e da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).
"Ocorreram sismos de magnitude 6,3 e 4,0. No total, tivemos 21 réplicas e 10 sismos", disse Rodríguez, acrescentando que se encontra "ativa uma falha tectónica no oeste do país".
Um sismo de magnitude 6,3 foi sentido na noite desta quarta-feira na região ocidental da Venezuela, bem como em Caracas, após vários outros registados anteriormente, um deles de magnitude 5,4, relatado horas antes pelas autoridades do país e pelos serviços de geologia da Colômbia na rede social X.
O Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS) registou a ocorrência de dois sismos de magnitude superior a 6, ambos sentidos em Caracas.
O epicentro do primeiro terramoto - de magnitude 6,2, segundo o USGS - foi localizado a 24 quilómetros de Mene Grande, uma localidade petrolífera, numa zona pouco povoada do estado ocidental de Zulia, perto do lago Maracaibo.
O segundo abalo, de magnitude 6,3, ocorreu a 04 quilómetros do primeiro, às 23.51 horas (3.51 horas de quinta-feira), segundo o USGS, foi sentido em Caracas, onde os edifícios tremeram, levando muitos moradores a abandonarem as casas, mas também em todo o leste da Colômbia, até à capital, Bogotá.
Os serviços geológicos da Colômbia indicaram que este movimento telúrico foi de profundidade superficial, com epicentro na localidade de Mene Grande, no estado de Zulia (noroeste, na fronteira com a Colômbia).
Da mesma forma, a Fundação Venezuelana de Investigação Sismológica (Funvisis) registou este terramoto de magnitude 6,0, com epicentro a 45 quilómetros a leste de Bachaquero, em Zulia.
Antes deste anúncio, a mesma instituição venezuelana tinha dado conta da ocorrência de um terramoto de magnitude 5,4 na mesma zona do país.
Além de Zulia, utilizadores do X relataram ter sentido o terramoto em cidades dos estados de Táchira, Lara, Mérida, Barinas, Trujillo, Aragua, bem como em Caracas.
O governador de Zulia, Luis Caldera, informou na quarta-feira que as autoridades da região estão a avaliar danos em diversas infraestruturas, como hospitais, igrejas e pontes, em resultado do primeiro terramoto, de magnitude 5,4.