O presidente da República mostrou a Donald Trump estar mais do que preparado para o duelo de apertos de mão entre estadistas, em que o líder norte-americano é perito. Tanto que o momento em que ambos se cumprimentam tem corrido a Internet e até já fez notícia na imprensa internacional.
Corpo do artigo
À chegada à Casa Branca, em Washington, onde o chefe de Estado esteve, na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa provou estar à altura do aperto de mão robusto e poderoso com que o homólogo norte-americano costuma receber os governantes estrangeiros.
Ao sair do jipe preto onde seguia, Marcelo esticou a mão e, ao tocar na de Trump, puxou-a vigorosamente, quase desequilibrando o presidente norte-americano.
1012337389157650432
O episódio caricato foi logo replicado nas redes sociais e ganhou eco com a ajuda da imprensa internacional, um pouco por todo o mundo.
"Trump manietado pelo presidente português em aperto de mão agressivo", escreveu o britânico "The Independent", enquanto o russo "Russia Today" descreveu o cumprimento como um "aperto de mão à macho alfa" que fez com que o presidente português batesse "Trump no seu próprio jogo". O "Express" destacou o "momento constrangedor" e o tabloide "The Sun" escreveu mesmo que Donald Trump "provou do próprio veneno". Também a estação de rádio grega "E-radio" e o portal de notícias suíço "Nachrichtenportal" escreveram sobre o episódio. E, nos EUA, a revista "Newsweek" questionou sobre se Trump teria "finalmente" encontrado um "rival à altura" no campeonato dos "passou bens".