O presidente do Chega arriscou submeter à votação dos delegados da II Convenção Nacional a lista para a direção nacional que já tinha sido chumbada duas vezes. À terceira, conseguiu aprovação.
Corpo do artigo
Já depois das 20 horas, foram proclamados os resultados de 247 votos favoráveis e 26 contra, num universo de 273 votantes, mais de cinco horas depois do horário previsto se tudo tivesse decorrido como previsto pela organização.
Diogo Pacheco Amorim, Nuno Afonso e José Dias mantém-se no organismo de cúpula do partido nacional populista, agora na companhia do diplomata Antonio Tanger Correia e do historiador Gabriel Mithá Ribeiro.
Como vogais transitam da direção cessante Ricardo Regala e Lucinda Ribeiro, aos quais se juntam Rita Matias, Pedro Frazão, Patrícia Sousa Uva, Tiago Sousa Dias, Fernando Gonçalves e Rui Paulo Sousa.
Duas vezes chumbada
Ainda antes do almoço, votaram 378 delegados do total de 510 inscritos, com 183 a apoiarem o rol de nomes apresentado por Ventura e 193 a rejeitarem-no, ou seja, longe dos dois terços dos votos exigidos pelos estatutos. Houve ainda um voto branco e um nulo.
À tarde, os mesmos nomes propostos para dirigentes pelo líder já alcançaram 219 votos favoráveis contra 121, falhando por sete votos a meta dos dois terços.
Segundo o artigo 3.º do regulamento eleitoral nacional deste partido nacional populista, se não for obtido o voto de dois terços dos delegados "deve o presidente eleito da direção nacional submeter nova lista, no prazo máximo de duas horas, aos delegados eleitos à Convenção Nacional, para votação no menor espaço de tempo possível".
"A Convenção Nacional não poderá ser dada por terminada sem que seja regularmente eleita a lista da direção nacional", estipula ainda o mesmo artigo.
Após a segunda reprovação, o presidente da mesa da Convenção Nacional do Chega, Luís Graça, disse aos participantes na iniciativa que estava "preparado para estar vários dias" em Évora a aguardar a aprovação da lista do presidente do partido. "Estou preparado para estar aqui vários dias até aprovarmos a lista do André", afirmou, em cima do palco.