A água da torneira em Portugal é de confiança e mantém níveis de excelência. Em 2023, 99% da água controlada era de boa qualidade e totalmente segura para o consumo humano, enquanto há 30 anos, em 1993, essa cifra ficava apenas pelos 50%. A garantia é da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
Corpo do artigo
Em Portugal Continental, o indicador de água segura na torneira do consumidor situa-se nos 98,77%, "sendo que 224 dos 278 concelhos têm níveis iguais ou superiores a 99%. Em 52 concelhos, o indicador de água segura está nos 100%.
"Verifica-se que 11 são da região Norte, 24 do Centro, quatro de Lisboa, 11 do Alentejo e dois do Algarve", pode ler-se no relatório sobre a qualidade da água de abastecimento público, lançado esta sexta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). Neste grupo de elite, estão municípios como Esposende, Penafiel, Maia, Lousada, Mesão Frio, Guimarães, Felgueiras, Paços de Ferreira, Espinho, Torres Novas, Batalha, Castelo Branco, Viseu, Anadia, Sesimbra, Cascais, Mafra, Barreiro, Alzejur, Castelo de Vide, Sousel, Chamusca, e Azambuja.