Coligação PSD/CDS falhou a maioria absoluta por um deputado. Luís Montenegro fecha em definitivo a porta a acordos com Ventura.
Corpo do artigo
A coligação PSD/CDS-PP “Somos Madeira” venceu as eleições, mas não conseguiu manter a maioria absoluta. Com 23 deputados eleitos - são necessários 24 -, precisará de um parceiro para viabilizar um Governo Regional. Miguel Albuquerque garante que já tem essa solução e que a revelará nos próximos dias, razão pela qual não apresentou a demissão, como disse que faria caso não tivesse maioria absoluta. Luís Montenegro, líder do PSD, desvalorizou esse facto e aproveitou para afastar, em definitivo, qualquer hipótese de coligação com o partido de André Ventura, seja na região ou no continente. O Chega estreia-se no Parlamento Regional com quatro deputados. O PS sofreu uma derrota estrondosa e perdeu oito mandatos. O JPP passa a terceira força política, o BE regressa ao hemiciclo, a CDU segura o lugar e a IL estreia-se na região.
Ao contrário do que afirmou durante a campanha, Albuquerque não se demitiu e vai apresentar aos madeirenses um Governo de maioria parlamentar, excluindo o Chega da equação. Caso não o consiga, demite-se. A solução poderá passar por um acordo com a Iniciativa Liberal ou com o PAN - ambos têm um deputado. A coligação venceu nos 11 concelhos e em 52 das 54 freguesias - o JPP ganhou em Gaula e em Santo António da Serra.