Ana Rita Cavaco foi esta quarta-feira reeleita bastonária da Ordem dos Enfermeiros, com 68,3% dos votos, e considerou que os enfermeiros mostraram que "são eles que mandam na sua casa", anunciou o órgão em comunicado.
Corpo do artigo
Segundo a Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco foi reeleita com "a maior votação de sempre" em atos eleitorais do órgão, "triplicando o número de votantes em relação às últimas eleições", em 2015.
"Esta é uma vitória dos enfermeiros. Com esta votação, os enfermeiros quiseram mostrar que são eles que mandam na sua casa e que não fogem às suas responsabilidades", disse Ana Rita Cavaco, citada no comunicado.
A Ordem dos Enfermeiros explica que dos 70588 enfermeiros aptos a votar, exerceram o voto 27692, dos quais 18930 escolheram a lista de Ana Rita Cavaco.
A atual bastonária, agora reeleita, tinha conseguido 4509 votos nas eleições de 2015.
"É por eles [enfermeiros] e pelo país que continuamos aqui. Para trás nunca mais", afirmou Ana Rita Cavaco.
Segundo os cadernos eleitorais publicados no site da Ordem dos Enfermeiros, existiam quatro listas que apresentaram candidaturas, duas com candidaturas a bastonários e às várias secções regionais, enquanto outras duas são apenas dirigidas a órgãos regionais, uma da Região Autónoma dos Açores e outra da Madeira.
A atual bastonária, Ana Rita Cavaco, recandidatou-se ao cargo, encabeçando a lista A, com o lema "Orgulhosamente com os Enfermeiros".
Pela lista B, com o lema "Enfermagem -- A Causa Maior", foi candidato a bastonário o enfermeiro Belmiro Pereira Rocha.