Portugal registou, nesta quarta-feira, um fenómeno meteorológico incomum para o mês de fevereiro, causado por uma massa de ar quente proveniente do sul, que deixou o país quase todo com temperaturas de 20ºC ou mais.
Corpo do artigo
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma crista anticiclónica provocou um aumento da temperatura raro em pleno mês de fevereiro. Esta "anomalia muito grande" causou uma sensação de calor pouco comum esta quarta-feira.
Embora distritos como a Guarda ou Castelo Branco tenham estado sob aviso amarelo na semana passada devido à neve, hoje o aumento das temperaturas contrariou o frio sentido nos últimos dias.
Os valores mais altos dizem respeito ao Porto, com uma máxima de 24ºC e uma mínima de 16ºC. Para Viana do Castelo, está prevista uma máxima de 20ºC e uma mínima de 13ºC e para Guarda, que apresenta as temperaturas mais baixas, uma máxima de 16ºC e uma mínima de 12ºC.
Estes períodos anticiclónicos não são incomuns, mas o calor registado neste "dia muito quente", segundo o IPMA, já é mais raro. Cerca das 14 horas, a maior parte dos distritos do país registou 20ºC ou mais, incluindo a zona norte, que tem tendência a apresentar temperaturas mais baixas.
A mesma fonte realçou ainda que, a partir de quinta-feira, o cenário volta a normalizar, com as temperaturas máximas a diminuir. Os valores deverão continuar acima da média, mas não tão altos devido a esta "anomalia" meteorológica.