O antigo deputado comunista António Filipe, que foi vice-presidente do Parlamento, é o número dois da lista da CDU em Lisboa às legislativas de março, que é encabeçada por Paulo Raimundo e que tem como décimo candidato João Ferreira, vereador em Lisboa que foi eurodeputado e candidato a Belém.
Corpo do artigo
António Filipe tinha falhado a eleição nas últimas legislativas, quando foi o primeiro candidato pelo círculo de Santarém, tendo o PCP perdido a representação que sempre teve naquele distrito.
Numa nota à imprensa, a CDU divulgou esta quinta-feira os 15 primeiros nomes da lista por Lisboa, círculo pelo qual foram eleitos à Assembleia da Republica Jerónimo de Sousa, que era secretário-geral do PCP, e Alma Rivera, para uma bancada com seis deputados. Desta vez, a lista de lista é, conforme já tinha sido anunciado, encabeçada pelo novo secretário-geral, Paulo Raimundo, de 47 anos.
Quanto ao segundo lugar, a CDU destaca que António Filipe, jurista e professor universitário de 60 anos, foi deputado à Assembleia da República entre 1989 e 2022, e foi vice-presidente do Parlamento de 2004 a 2009, de 2011 a 2015 e também de 2019 a 2022.
Cláudia Martins, professora de 41 anos que foi vereadora em Vila Franca de Xira, foi escolhida para o terceiro lugar da lista de Lisboa, enquanto Mariana da Silva, que tem a mesma idade e profissão, surge em quarto lugar em representação do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), partido pelo qual já foi deputada.
O quinto candidato é o deputado Duarte Alves, que tinha estado em terceiro lugar nas eleições de 2022 e 2019. Apesar de não ter sido eleito nas últimas legislativas, foi o comunista que assumiu o lugar de deputado deixado vago por Jerónimo de Sousa quando saiu do Parlamento.