"As minorias 'do costume' têm de cumprir a lei". Ventura afixou novos cartazes

André Ventura é candidato a Belém
Foto: Instagram Chega
Sem perder tempo na corrida a Belém, André Ventura já afixou novos cartazes com um slogan diferente: "As minorias 'do costume' têm de cumprir a lei". A alteração surge após uma decisão judicial obrigar o candidato presidencial a retirar os cartazes dirigidos à comunidade cigana.
Num vídeo que publicou nas redes sociais, em cima de um escadote, o líder do Chega questiona: "E assim, será que pode ser ou também vão ficar melindrados?". Em causa está a decisão do Tribunal Local Cível de Lisboa para a retirada, "no prazo de 24 horas", de todos os cartazes com a menção "os ciganos têm de cumprir a lei - André Ventura presidenciais 2026", dando razão às seis associações de ciganos que instauraram a ação contra o candidato presidencial.
Por cada dia de atraso, por cada cartaz que permaneça na via pública para além do prazo de 24 horas definido pelo tribunal para a retirada, ou por cada novo cartaz que possa vir a ser colocado, o líder do Chega terá de pagar uma multa de 2500 euros, ordenou ainda a sentença.
Depois de ter dito que respeitaria o veredito do tribunal, quando a decisão foi conhecida André Ventura contrariou a afirmação e assegurou não se arrepender dos cartazes colocados, considerando que "dizem o correto". "Este é um mau dia para a nossa democracia. E é um mau dia para a nossa democracia porque a liberdade não foi assegurada. (...) O cartaz não dizia que os ciganos não cumprem a lei, ou os ciganos que moveram esta ação não cumprem a lei. Dizia que os ciganos têm que cumprir a lei", declarou.

