Marcelo Rebelo de Sousa acusou positivo ao novo coronavírus, esta segunda-feira ao início da noite, depois de realizar um teste de diagnóstico PCR. Entretanto, várias personalidades com quem contactou publicamente nos últimos dias já se colocaram em isolamento preventivo.
Corpo do artigo
O inquérito epidemiológico já foi realizado a Marcelo Rebelo de Sousa pelo delegado de saúde, que estará já a avaliar os seus contactos de risco para definir quem ficará obrigatoriamente de quarentena, segundo a Presidência da República.
Marcelo está assintomático. Esteve em contacto no passado dia 4 de janeiro com um elemento da Casa Civil, o assessor de imprensa Paulo Magalhães, que testou positivo à covid-19 dois dias depois, a 6. As autoridades de saúde consideraram o contacto de baixo risco, pelo que o chefe de Estado não foi colocado de quarentena e continuou a participar nos debates televisivos entre candidatos presidenciais.
13220575
Ainda nessa segunda-feira, dia 4, o presidente da República recebeu os líderes dos partidos políticos com representação parlamentar para os ouvir sobre a renovação do estado de emergência, altura em que terá estado com o vice-presidente do PSD Salvador Malheiro, que no último domingo adiantou estar infetado com o coronavírus. No mesmo dia, o chefe de Estado participou no funeral de Carlos do Carmo.
Apesar de Marcelo ter estado com bastantes pessoas nos últimos dias, isso não implica que todas venham a ficar em isolamento profilático, já que cabe às autoridades de saúde avaliar o grau de risco da exposição ao vírus e determinar ou não a quarentena.
Daniel Oliveira foi das primeiras figuras públicas a anunciar o isolamento preventivo imposto pelas autoridades de saúde, durante a madrugada desta terça-feira na sua conta no Twitter. O jornalista e comentador político tinha entrevistado no dia anterior o candidato à Presidência da República Marcelo Rebelo de Sousa para o seu podcast "Perguntar Não Ofende". Uma equipa da SIC também esteve no local a gravar o início do programa, conforme referia numa das suas publicações.
1348756734513467392
Clara de Sousa também se colocou, esta segunda-feira à noite, em isolamento "por precaução, por ter moderado, sem máscara, o debate de quarta-feira [passada] com Marcelo Rebelo de Sousa" e André Ventura, apesar da "distância grande" a que estavam, anunciava a pivot do "Jornal da Noite" da SIC, no Facebook.
A jornalista adiantou que estava bem, sem sintomas de covid-19, e que iria submeter-se ao teste de diagnóstico. O diretor de Informação daquela estação televisiva, Ricardo Costa, referia esta segunda-feira na SIC Notícias que "a SIC está a seguir todas as diretrizes da Direção-Geral da Saúde. A carga viral do Presidente no dia 6 de janeiro era praticamente nula, de qualquer forma a Clara será testada na próxima quarta-feira".
João Ferreira defrontou-se com Marcelo Rebelo de Sousa no debate da TVI para as Presidenciais, moderado pelo jornalista Pedro Mourinho, logo no dia 4 de janeiro. O também eurodeputado comunista anunciou, entretanto, estar a aguardar indicações das autoridades sanitárias para saber se poderia participar nas ações de campanha agendadas para esta terça-feira.
André Ventura foi dos primeiros candidatos à Presidência da República a anunciar que ficará em isolamento a aguardar instruções das autoridades de saúde. O líder do Chega participou no debate para as eleições frente a Marcelo Rebelo de Sousa, na passada quarta-feira, dia 6 de janeiro.
Vitorino Silva debateu com Marcelo Rebelo de Sousa, na última quinta-feira, dia 7, na RTP, tendo Carlos Daniel como moderador. Tino de Rans, como é mais conhecido, já disse ter contactado a linha SNS24 que lhe respondeu "não ser um contacto de risco", afiança. O candidato mantém, assim, as ações de campanha planeadas.
Ana Gomes esteve em contacto com o candidato Marcelo Rebelo de Sousa no frente a frente para as Presidenciais na RTP, no passado sábado, dia 9. Carlos Daniel foi novamente o moderador. A socialista decidiu suspender a campanha pelo menos até ser testada e conhecer o resultado do teste.
Marisa Matias esteve em contacto com Marcelo Rebelo de Sousa no debate televisivo de 2 de janeiro, na RTP, moderado por Carlos Daniel. A também eurodeputada bloquista já suspendeu a sua agenda como candidata presidencial até obter o resultado do teste à covid-19, realizado no âmbito da viagem às ilhas. O seu contacto com o presidente não foi considerado de risco pela linha SNS24, à qual ligou por sua iniciativa, dizia esta segunda-feira à noite no Twitter.
1348783030484279298
Vasco Cordeiro foi condecorado pelo Presidente da República na última sexta-feira, dia 8. O ex-presidente do Governo Regional dos Açores recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Outros líderes políticos e artistas
Foi ainda no passado dia 4 de janeiro, que os líderes dos partidos com assento na Assembleia da República estiveram em audiência com o chefe de Estado, em Belém, no âmbito da renovação do estado de Emergência.
Marcelo Rebelo de Sousa partilhou a sala com diversas pessoas, entre elas Jerónimo de Sousa e João Oliveira, do PCP; José Luís Carneiro e Ana Catarina Mendes, do PS; Pedro Filipe Soares e Beatriz Dias, do Bloco de Esquerda; André Silva e Inês Sousa Real, do PAN; Mariana Silva e José Luís Ferreira, do PEV; André Ventura e Diogo Pacheco de Amorim, do Chega e João Cotrim de Figueiredo e Carla Castro, do Iniciativa Liberal. O PSD foi representado, não pelo líder Rui Rio, mas pelos vice-presidentes, David Justino e Salvador Malheiro, que se soube seis dias depois estar infetado com o novo coronavírus. Os intervenientes usaram máscara no encontro.
A 5 de janeiro, antes de ser conhecido o diagnóstico positivo do assessor de Marcelo, o presidente da República marcou presença no concerto inaugural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, no Centro Cultural de Belém, onde também estiveram o primeiro-ministro, António Costa, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e a ministra da Cultura, Graça Fonseca.
O concerto contou com a atuação da Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro, dos fadistas Carminho, Ana Moura, Sara Correia e Camané, e da guitarrista Marta Pereira da Costa.