Existem 91 em Portugal, que podem ser presenciais ou online e falados em várias línguas. Também se pode pedir ajuda por telefone ou email.
Corpo do artigo
O número de grupos de apoio a quem sofre de alcoolismo tem vindo a aumentar em Portugal, sendo já perto de uma centena, revela a comunidade, que hoje assinala o 88.º Dia Mundial de Alcoólicos Anónimos (AA). Podem ser presenciais ou online e já estão disponíveis em várias línguas.
Os AA mantêm atualmente 91 grupos ativos em Portugal, um aumento face aos 80 contabilizados em junho do ano passado e um indício de que este tipo de apoio é procurado por quem reconhece ter problemas devido ao consumo excessivo de álcool. De acordo com a comunidade, 69 destes grupos reúnem presencialmente, 14 asseguram reuniões online e oito grupos têm os dois formatos. "Além de reuniões em português, há também reuniões em inglês, alemão e russo, distribuídas pelo Continente e Regiões Autónomas", especificam.
Em resposta ao JN, os AA referem ainda que se tem verificado uma "boa adesão às reuniões online", que permitem "chegar a pessoas que dificilmente poderiam ir a uma reunião presencial de AA, pelas características da sua localização geográfica, por dificuldade de mobilidade ou doença".
A comunidade não mantém registos do número de pessoas que marcam presença nos encontros, mas adianta que a última sondagem, realizada em 2021, revelava que 72,5% eram homens. Cerca de 20% dos que responderam estavam na faixa etária de 41 a 50 anos, 31% de 51 a 60 anos e 37% com mais de 60 anos.
Quem procura ajuda pode também recorrer ao telefone. A linha dos AA (que funciona através do número 217 162 969, das 10.00 às 22.00 horas, sete dias por semana) recebeu, no ano passado, "cerca de 1 000 pedidos de ajuda" e, este ano, a procura mantêm-se similar, adiantou a comunidade. Quem quiser pode também contactar os AA pelo email ajuda@aaportugal.org.