É o segundo navio fábrica de Aveiro a ter de receber assistência no Canadá. Famílias queixaram-se de armador.
Corpo do artigo
O navio Santa Cristina, de Aveiro, que pescava ao largo do Canadá, está a dirigir-se para o porto de St. John"s. Terá casos de covid-19 entre os tripulantes. O navio, de acordo com o site marinetraffic.com, saiu do porto de Aveiro a 22 de junho e está a aproximar-se do porto de St. John"s. Fonte oficial do Ministério da Saúde adiantou ao JN que o ""Santa Cristina" recebeu uma determinação da autoridade de Saúde para arribar ao porto mais próximo".
13939767
O comandante da embarcação de pesca já pedira instruções às autoridades portuguesas sobre como efetuar os testes à covid, que terão sido levados pelo "Santa Mafalda", outra embarcação do mesmo armador, José Taveira da Mota. Segundo informações recolhidas pelo JN, haverá casos de covid-19 e entre os tripulantes que apresentam sintomas está o observador da Organização das Pescas do Atlântico Noroeste (NAFO). Contactado pelo JN, o armador não quis prestar declarações.
Preocupação no Canadá
O caso do "Princesa Santa Joana", a outra embarcação de pesca portuguesa do mesmo armador que tem casos de covid-19 confirmados, chegou à imprensa canadense, no mesmo dia em que familiares de tripulantes infetados apresentaram uma queixa-crime na capitania de Aveiro, por alegada negligência do armador na prestação de assistência à tripulação.
Notícias publicadas citam o inspetor da Federação Internacional de Trabalhadores em Transportes, Karl Risser, e um comunicado das Autoridades de Saúde do Canadá. É referido que há um total de oito casos confirmados de covid na tripulação.
Segundo a Imprensa, o Departamento de Saúde disse em comunicado, na quarta-feira, que "oito tripulantes já testaram positivo para o novo coronavírus" no "Princesa Santa Joana", e dos 39 tripulantes um permanece no hospital.
Naquela zona também está imobilizada uma embarcação de bandeira italiana com casos confirmados de covid-19.
"É definitivamente uma preocupação", disse Karl Risser.
Pormenores
Observador infetado
Entre os tripulantes do "Santa Cristina" que apresentam sintomas de covid-19 está o observador da NAFO, da empresa Seaexpert, que permanece em isolamento.
Coma induzido
O tripulante do "Princesa Santa Joana" que apresentava mais dificuldades foi retirado no domingo. Continua hospitalizado no Canadá, em coma induzido.