Avião P-3 da Força Aérea vai monitorizar os céus durante a Jornada da Juventude
Um avião P-3C CUP+ da Força Aérea Portuguesa (FAP), estacionado na Base Aérea (BA) 11, em Beja, vai voar nos céus de Portugal durante toda a próxima semana, vigiando as áreas das cerimónias das Jornadas Mundiais da Juventude 2023 (JMJ2023).
Corpo do artigo
A aeronave, que tem uma autonomia de voo de 13 horas, pode voar a 25 mil pés de altitude e terá como missão a vigilância e o reconhecimento do espaço aéreo de Portugal Continental, estando outro P-3 pronto para descolar da BA11 em caso de necessidade.
“Além das atividades da JMJ, vigiaremos também a chegada, partida e deslocações de Sua Santidade o Papa Francisco, à semelhança do que aconteceu na sua anterior visita em 2017”, resumiu o major Hélder Ferreira, comandante, há quatro anos, da Esquadra 601-”Lobos”, que opera aquela aeronave.
O oficial revelou que haverá "particular atenção a possíveis ameaças nas proximidades e dentro das áreas das Jornadas". "Com os seus sensores, a aeronave permite a passagem, em tempo real, de vídeo(s) para as forças e serviços de segurança que se encontram no terreno, numa Unidade de Comando e Controle (UCC)”, concluiu.
As informações transmitidas pelo P-3C CUP+ para a UCC permitirão acionar os meios terrestres, marítimos ou aéreos, como os aviões de combate F-16M, estacionados na BA5, em Monte Real (Leiria).
Segundo o major Hélder Ferreira, “a aeronave vai voar durante toda a próxima semana, terminando a missão no domingo, dia 6 de agosto, data do final da JMJ".
Cada aeronave P-3 tem uma tripulação tática de 13 elementos e, além do reconhecimento e vigilância, tem armamento próprio que pode utilizar caso seja necessário, dispondo de uma câmara de alta resolução no nariz que transmite e envia para terra as imagens em tempo real.
O P-3C CUP+ é a terceira aeronave mais rápida do mundo no seu segmento de turbo-hélice, só ultrapassada pelo Airbus A400 e o Tupolev 195.