Doze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja na segunda-feira devido à previsão de chuva forte e agitação marítima, anunciou, este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Corpo do artigo
Em comunicado, o IPMA adianta que estão sob aviso laranja, devido à previsão de "chuva persistente e por vezes forte", os distritos do Porto, Guarda, Bragança, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro e Braga.
O aviso do IMPA para estes distritos é válido entre as 06:00 e as 18:00 de sábado, à exceção do distrito de Castelo Branco que decorrerá entre as 12:00 e as 18:00.
A forte agitação marítima prevista para segunda-feira levou o IPMA a colocar sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro, Coimbra e Braga.
Para os distritos de Lisboa e Leiria, o aviso vigora entre as 12:00 e as 18:00 e para os restantes distritos entre as 09:00 e as 15:00 devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 8 a 10 metros de altura máxima.
Hoje estão sob aviso laranja os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga devido à previsão de chuva forte e persistente.
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Para segunda-feira, o IPMA prevê céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e alto Alentejo, passando gradualmente aregime de aguaceiros a partir do início da tarde.
Existe ainda possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1200/1400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros.
O vento soprará moderado (20 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) temporariamente com rajadas até 85 km/h, no litoral a norte do cabo Mondego.
Será forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas até 110 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste e diminuindo de intensidade, refere o IPMA na sua página da internet.