Têm peso a mais, vidas sedentárias e são adeptos do Benfica, do F.C. Porto ou do Sporting. Durante 12 semanas vão treinar como atletas nos respetivos estádios, ganhar o gosto pela atividade física e aprender hábitos alimentares saudáveis.
Corpo do artigo
Cerca de 240 homens vão participar no Eurofit, um projeto de investigação coordenado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, que arrancou esta terça-feira com a formação dos treinadores.
A partir de novembro, e numa primeira fase, cada clube vai treinar 40 adeptos do sexo masculino, entre os 30 e 65 anos, com um índice de massa corporal igual ou superior a 27kg/m2. Os restantes 120 selecionados ficam como grupo de controlo, para que possam ser comparados resultados, iniciando o treino, numa segunda fase, em setembro do próximo ano.
Para além de incentivar os homens a mudar os estilos de vida e a adotar hábitos saudáveis, capitalizando a ligação afetiva ao clube, o Eurofit vai avaliar os resultados após um ano.
Além de Portugal, o estudo está a ser realizado em clubes como o Manchester City, Arsenal, Newcastle e Everton, em Inglaterra, no PSV Eindhoven, Feyenoord e Vitesse, na Holanda e no Valerenga da Noruega, entre outros.
O projecto nasceu de outra iniciativa muito parecida denominada "Football Fans in Training", mas mais vocacionado para adeptos obesos, realizada nas últimas três épocas na liga de futebol escocesa.
Por cá, o programa prevê a realização de 12 sessões com componentes de exercício físico, mas também formativas quanto à autorregulação comportamental e alimentar, tendo como objetivo a redução do tempo sedentário.
"A ideia é que terminem as 12 semanas fisicamente ativos e que assim se mantenham para o resto da vida", explicou, ao JN, Pedro Teixeira, investigador responsável pelo projeto e docente na Faculdade de Motricidade Humana (FMH).
A avaliação física e comportamental de cada um dos participantes vai ser avaliada no início e no fim do projeto.
O projeto arrancou esta terça-feira, com a formação prática e pedagógica de técnicos dos três clubes pela FMH, no Estádio Nacional, em Oeiras. Os técnicos seguem um manual igual ao dos outros países que integram o Eurofit e "o programa será testado para ser aplicado noutros clubes de futebol", adiantou Pedro Teixeira.