Preço do milho disparou e produtores abateram animais.
Corpo do artigo
O preço do leite no Brasil atingiu patamares inimagináveis. Um litro de leite embalado UHT custa agora 1,37 euros (7 reais). O preço duplicou entre dezembro e julho e já está mais caro do que a gasolina (1,05 euros/litro).
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite. Produz mais de 35 mil milhões de litros por ano e tem cerca de 1,1 milhões de produtores, mas 70% são pequenos agricultores (com menos de 50 animais), que têm na produção de leite uma fonte de rendimento secundária. O Sul do país concentra 51% das explorações, com o estado de Minas Gerais à cabeça (27%).
escassez ditou aumento
A crise no setor leiteiro brasileiro não é de agora. Foi-se agravando nos últimos três anos. A pandemia, a subida da inflação, a seca e a guerra na Ucrânia deram-lhe a machadada final. O preço do milho disparou e os pequenos produtores viram-se obrigados a mandar abater animais para diminuir os prejuízos. Só no primeiro trimestre do ano, a produção caiu 10%.
A escassez de leite fez disparar os preços para uns proibitivos 1,37 euros por litro, num país onde o salário mínimo não chega aos 237 euros (1212 reais).
E em Portugal, corremos o mesmo risco? Carlos Neves deixa o alerta: "Se não se travar esta desvalorização do leite, pode acontecer. A produção foi muito mal tratada nestes últimos anos". A verdade, sublinha o secretário-geral da Aprolep -Associação dos Produtores de Leite de Portugal, é que o número de produtores tem vindo a descer perigosamente e a autossuficiência nacional só não está posta em causa porque o consumo voltou a descer (-8,2% em 2021).