Preços no top dez das grandes superfícies vão desde 1,86 a 119,99 euros, mas o preço médio ronda os 39. Comerciantes contabilizam aumento da faturação
Corpo do artigo
Os pedidos dos mais pequenos ao Pai Natal estão mais caros do que nunca, com artigos dos mais vendidos a custar até 119,99 euros, sendo o preço médio de 39,1 nas grandes superfícies. As famílias estão a consumir mais, revelaram fontes do Continente, Auchan e El Corte Inglés. Por calcular ficam ainda os gastos online, que também sobem na hora de comprar para as crianças.
Na lista dos dez mais vendidos, o Continente tem os brinquedos mais caros, com um "Nenuco Maxi Care Center" a custar praticamente 120 euros e o brinquedo mais barato, o "Monopoly Standard Refresh", a custar 22,99. O preço médio dos mais vendidos é de 58,19 euros.
No Auchan e no El Corte Inglés, o preço médio da lista dos dez mais vendidos é semelhante: 29,4 euros para o primeiro e 29,5 no caso do segundo. No Auchan, uma mesa multijogos com o preço de 99,99 é o brinquedo mais dispendioso e os veículos Hot Wheels, a 1,86 cada, são os mais baratos. Já no El Corte Inglés, um conjunto Lego para criar um ramo de flores ou um bonsai é o artigo mais caro (51,95) e o mais económico é o conjunto de oito boiões de plasticina Play-Doh (6,95).
As intenções de gastos das famílias neste Natal já eram superiores às do ano passado, de acordo com o estudo anual do Observador Cetelem. Os portugueses deram conta, na sondagem efetuada no final de outubro, que iriam gastar 300 euros com as festividades deste ano, dos quais 147 em presentes. No ano passado, o orçamento foi apenas de 216 euros, dos quais 161 para prendas. Em 2019, os portugueses gastaram 388 euros, dos quais 234 em presentes.
Superar expectativas
Apesar das baixas expectativas, a realidade está a superá-las, pelo menos no que diz respeito aos mais novos. "As vendas de brinquedos estão a superar as expectativas mostrando que este ano voltamos a ter festejos de Natal e reforçando que o Natal das crianças é sempre especial", adiantou fonte do Continente. No grupo Auchan, "as vendas de brinquedos estão com um acréscimo significativo (mais 16% face 2020), estando o comportamento do cliente e volume de vendas obtidos muito alinhados com 2019". Fonte do El Corte Inglés comentou que "os clientes têm antecipado as suas compras de Natal e têm procurado também os canais online".
Do lado dos fabricantes, na Science4You, o online é também um dos principais canais de vendas. No top 10 dos mais vendidos estão artigos entre os 19,99 e os 139 euros (o Tab4You, em promoção a 109,99). "As vendas estão a subir, mas estivemos fechados quatro meses", lembrou o CEO, Miguel Pina Martins.