Cadeira onde Bento XVI descansou no Porto vai para o Vaticano
A cadeira onde o papa descansou na sexta-feira após a celebração da missa campal do Porto vai seguir para o Vaticano após um "pedido especial" de Bento XVI.
Corpo do artigo
A cadeira foi produzida por uma empresa de mobiliário de Paredes, cujo responsável inicia "hoje mesmo" o processo de envio da cadeira para a Santa Sé, precisa um comunicado da Câmara daquele município.
Peça de linhas simples, "mas primando pelo conforto e ergonomia", onde se juntou "a nobreza da madeira do castanheiro ao latex e à pele gravada com o logótipo de Bento XVI", a cadeira utilizada pelo papa foi desenhada pelo arquitecto Audemaro Rocha, da Câmara do Porto, e produzida pela Antarte, empresa sediada em Rebordosa, Paredes.
Para se chegar à solução final, foram necessários três protótipos e cerca de 76 horas de trabalho. Uma réplica da cadeira de descanso está em exposição, desde hoje, na mostra de mobiliário do pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes.
Também no rescaldo da visita papal ao Porto, a autarquia desta cidade anunciou que a sacristia utilizada por Bento XVI para a eucaristia celebrada na Avenida dos Aliados, e instalada no átrio dos Paços de Concelho, vai estar aberta ao público, a partir do dia 24 e por tempo indeterminado.
O papa fechou na sexta-feira no Porto uma visita de quatro dias a Portugal.
A Igreja Católica calculou que a visita papal ao Porto terá atraído 150 mil pessoas.