Começam a ser conhecidos alguns nomes de apoiantes da candidatura de José Luís Carneiro a secretário-geral do PS. Capoulas Santos, antigo ministro da Agricultura e atual deputado, e Rui Solheiro, ex-deputado, Jamila Madeira e Berta Nunes, ambas deputadas, e Paulo Cafôfo, secretário de Estado, estão entre os apoios.
Corpo do artigo
Capoulas Santos, antigo ministro da Agricultura, ex-eurodeputado e atual presidente da comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República, considera que "neste momento crucial da vida do PS e do país", José Luís Carneiro é o melhor candidato a secretário Geral do PS.
"Faço-o com a plena convicção de que as actuais circunstâncias políticas, nos planos nacional e internacional , exigem a continuação de um PS fiel aos seus princípios fundacionais, pragmático, moderado e com autonomia estratégica e vocação de poder", escreve, numa declaração a que o JN teve acesso, "convicto de que José Luis Carneiro reúne as condições pessoais e políticas que garantem ao Partido Socialista e a Portugal a liderança de que necessitam e que é capaz de melhor responder aos desafios dos exigentes tempos que vivemos", escreve.
Rui Solheiro, ex-presidente da Câmara de Melgaço, ex-deputado e atual secretário geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, salienta que "José Luís Carneiro é um político com grande experiência e provas dadas no partido, no poder local, no Parlamento e no governo da república. Competente, com enorme capacidade de trabalho, grande capacidade de diálogo e firme na defesa dos grandes valores da democracia e de um país mais justo,moderno e solidário", escreve, mostrando-se convicto de que uma futura liderança de José Luís Carneiro a eleger nas diretas de 15 e 16 de dezmebro será "competente , dinâmica, mobilizadora e renovadora da esperança de um futuro melhor para Portugal".
Outros dos nomes de apoiantes revelados esta segunda-feira por fonte oficial da candidatura são Berta Nunes, presidente da Federação do PS de Bragança, deputada, ex-ssecretária de Estado das Comunidades e antiga presidente Câmara de Alfândega da Fé.
Luís Parreirão, trabalhou com Jorge Coelho, exerceu funções como secretário de Estado da Administração Interna, secretário de Estado das Obras Públicas, foi deputado e presidente da Federação de Coimbra do Partido Socialista. Atualmente é administrador de empresas.
Jamila Madeira, atual deputada, foi secretária de Estado da Saúde, antiga secretária Geral da JS e é membro do secretariado nacional do PS. Será a mandatária de Carneiro no Algarve.
Paulo Cafôfo, atual secretário de Estado das Comunidades, antigo presidente da Câmara do Funchal e ex-candidato a Presidente Governo Regional, será o coordenador da campanha interna na Madeira.
Numa declaração de apoio, Berta Nunes diz que apoia a candidatura de José Luis Carneiro a secretário geral do PS "em nome da autonomia do PS, do seu posicionamento moderado no centro esquerda, com capacidade de dialogar à esquerda e ao centro, preservando os valores e o legado do Partido Socialista de liberdade e igualdade incluindo a igualdade de género e a coesão social e territorial bem como a luta contra as alterações climáticas por uma sociedade mais justa e mais sustentável preservando o futuro do planeta e das próximas gerações".