A Câmara da Amadora dispõe uma linha telefónica de saúde para evitar a ida às urgências de doentes idosos menos graves. Podem ligar pessoas com mais de 65 anos que tenham aderido ao cartão municipal gratuito Amadora 65+ e, consoante o quadro clínico, terão acesso a teleconsultas ou consultas médicas ao domicílio sem pagar. Os municípios de Oeiras e Cascais têm serviços semelhantes.
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"Temos 5000 beneficiários. Se todos precisarem, terão acompanhamento em casa ou via teleconsulta e não necessitam de ir para a urgência", exemplifica, ao JN, Ana Moreno, chefe da Divisão de Intervenção Social da Câmara da Amadora.
Numa altura de grande afluência na urgência do Hospital Amadora-Sintra, com tempos de espera elevados, a autarquia acredita que a linha de saúde pode contribuir para a redução do número de idosos que se deslocam ao hospital.
"Este serviço pode desviar utentes do hospital, porque a maior parte das situações que nos chegam é de infeções respiratórias, problemas de articulações mais ou menos simples, que, com uma visita do médico, ficam resolvidas", explica. Esta linha (214 930 010) resulta de uma parceria da Câmara da Amadora com a Associação de Socorros Médicos "O Vigilante", que disponibiliza os profissionais de saúde que atendem as chamadas e vão a casa dos doentes.
"É feito um diagnóstico ao telefone. O médico desloca-se quando tem dúvidas sobre a situação e se acha melhor ver o doente", frisa.
Entrega de Fármacos
O serviço de médico a casa nasceu em 2010, mas as teleconsultas só desde 2020. A linha telefónica está disponível durante a noite, entre as 21 e as 6 horas nos dias úteis, e durante 24 horas aos fins de semana e feriados. Desde que foi criada, recebeu 2200 chamadas, fizeram-se mais de 1700 consultas e 400 teleconsultas.
"A ideia é que as pessoas não saiam de casa para consultas desnecessárias. É uma linha complementar às unidades de saúde de cuidados primários. Criamos este serviço a pensar nisto e também porque temos um grande número de pessoas na Amadora, alguns seniores, que não tem médico de família", diz Ana Moreno. O Município reforça, ainda, que "está devidamente comprovado que a maior parte das deslocações às unidades hospitalares é "falsas" urgências".
A Câmara de Oeiras tem, desde 2018, um serviço de atendimento telefónico 24 horas e consulta médica ao domicílio sete dias por semana, entre as 20 e as 8 horas. Permite o acesso de pessoas com mais de 65 anos, portadoras do cartão 65+, "numa situação aguda de doença, em complementaridade com o SNS".
Já Cascais disponibiliza, desde 2021, a todos os residentes, teleconsultas gratuitas, entrega gratuita de medicamentos ao domicílio e o transporte em ambulância, se determinado pelo médico. Tem 1779 beneficiários e foram agendadas 3126 teleconsultas.