Mais de 300 bombeiros, apoiados por seis meios aéreos, estão a combater três incêndios nos distritos de Santarém e Castelo Branco, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil na internet.
Corpo do artigo
O fogo que mobiliza mais meios é o que lavra na freguesia de Couço, em Coruche, com as chamas a serem combatidas por 180 bombeiros, 47 veículos e três meios aéreos.
As chamas deflagraram cerca das 14.38 horas, numa zona de floresta, e já consumiram 300 hectares.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém disse que "as chamas resultam de uma reativação do incêndio ocorrido na segunda-feira", que chegou a ser dado como controlado pouco depois das 21 horas.
A mesma fonte referiu que o fogo "progride com grande intensidade devido ao forte vento" que se faz sentir no local.
"O incêndio progride em zona de combustível de mato e sobreiros e não existe perigo em termos de habitações", afirmou a mesma fonte, tendo destacado que os cerca de 300 hectares de área ardida na segunda-feira são valores que "vão aumentar" naquele município do distrito de Santarém.
O incêndio estava a ser combatido às 18 horas por mais de 180 bombeiros, apoiados por 47 veículos de combate e três meios aéreos.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, manifestou preocupação pelo "imenso calor e elevada probabilidade de reacendimentos", tendo destacado que aquele município, com cerca de 20 mil habitantes, tem uma área territorial de 1.114 quilómetros quadrados e mais de 70% de área de floresta, grande parte desta constituída por montado de sobro.
"É muito preocupante e, apesar das ações de prevenção, estamos em alerta constante", destacou.
Em Alvega, concelho de Abrantes, ainda no distrito de Santarém, um outro incêndio deflagrou cerca das 17 horas, estando a ser combatido por 132 bombeiros, apoiados por 36 viaturas e três meios aéreos.
De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, decorre outro incêndio na freguesia de Monforte da Beira, em Castelo Branco, numa zona de mato.
O mesmo deflagrou cerca das 14.55 horas e está a ser combatido por 67 bombeiros, 21 viaturas.