A coligação PSD/CDS-PP sofreu uma descida de 1% na segunda sondagem diária do CESOP/Universidade Católica para a RTP e que o JN começou a publicar sexta-feira à noite, e passou para os 40%.
Corpo do artigo
Em comparação com as intenções de voto manifestadas na primeira estimativa, a CDU aumentou 1%, reunindo 8%. Já o PS e o Bloco de Esquerda mantiveram-se nos 34% e 8%, respetivamente.
De acordo com esta sondagem, realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, baixou em 1% o número dos que recusaram responder - valor igual que engrossou os indecisos (dos 32% passou agora para os 33%).
* Obtida calculando a percentagem de intenções diretas de voto em cada partido em relação ao total de votos válidos (excluindo abstenção e não respostas) e redistribuindo indecisos com base numa segunda pergunta sobre intenção de voto. São apenas consideradas intenções e inclinações de voto de inquiridos que dizem ter a certeza que vão votar ou que dizem que em princípio vão votar (N=474). Estas estimativas têm valor meramente indicativo, dado que diferentes pressupostos poderão gerar resultados diferentes.
FICHA TÉCNICA
Esta sondagem foi realizada pelo CESOP - Universidade Católica Portuguesa para a RTP entre os dias 14 e 17 de setembro de 2015. O Universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente residentes em Portugal Continental em lares com telefones fixos. Foram obtidos 647 inquéritos válidos, sendo 54% dos inquiridos mulheres, 30% da região Norte, 29% do Centro, 35% de Lisboa, 2% do Alentejo e 4% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes no Continente por sexo, escalões etários e região na base dos dados do recenseamento eleitoral e do Censos 2011. A taxa de resposta foi de 60%*. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 647 inquiridos é de 3,9%, com um nível de confiança de 95%.