Com "vontade de sair o mais depressa possível", Marcelo vai deixar o hospital depois do almoço

Maria João Baptista, presidente da Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ)
Foto: Artur Machado/Arquivo
Marcelo Rebelo de Sousa vai sair do Hospital de São João, no Porto, pelas 12.30 horas, altura em que fará uma declaração aos jornalistas. Viagem até ao Palácio de Belém, em Lisboa, será feita de carro.
Maria João Baptista, presidente da Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), informou, cerca das 10.30 horas, que o chefe de Estado passou uma noite tranquila e confirma-se que tem alta hospitalar. "O senhor presidente da República está bem-disposto e está bem. Temos as condições clínicas que pretendíamos, aquilo que era esperado no pós-operatório e aquilo que vamos fazer neste momento é esperar um pouco mais para o senhor presidente se alimentar e, havendo condições, terá alta dentro de algumas horas", disse Maria João Baptista.
Cerca de uma hora depois, a responsável do São João fez um novo ponto de situação para informar que o presidente da República vai sair cerca das 12.30 horas, altura em que fará uma declaração.
Marcelo Rebelo de Sousa ainda "vai almoçar", apontou Fernando Frutuoso de Melo, chefe da Casa Civil, a meio da manhã, quando questionado sobre a hora de saída do hospital, confessando que o presidente "tem vontade de sair o mais depressa possível".
"Vai para [o Palácio de] Belém de carro", confirmou Fernando Frutuoso de Melo, salientando que ali funciona um gabinete médico em permanênca para acompanhar o período de recuperação do presidente da Reública.
O chefe da Casa Civil revelou ainda que a visita a Espanha, prevista para a próxima semana, foi "adiada para fevereiro" e a viagem ao Vaticano (em meados do mês) está a ser analisada.
Esta manhã, José Luís Carneiro, líder do PS, visitou Marcelo Rebelo de Sousa. Pelas 10.45 horas, foi a vez de Pedro Duarte, presidente da Câmara do Porto.
Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido na segunda-feira à noite no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto. Após exames, foi operado de urgência a uma hérnia encarcerada.
Na terça-feira de manhã, Maria João Baptista, presidente da Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), adiantou que o pós-operatório está a evoluir "favoravelmente" e que o chefe de Estado deveria ter alta esta quarta-feira. À tarde, o presidente da República recebeu uma breve visita do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

