Escola de Arcozelo, em Ponte de Lima, é primeira Secundária pública no ranking da Matemática. Diretor destaca reforço do apoio aos alunos desde o 1.º Ciclo e a estabilidade do corpo de professores.
Corpo do artigo
Carolina Cunha de 18 anos, terminou o 12.º ano na Escola Secundária de Arcozelo, em Ponte de Lima, com nota 20 a Matemática. Para o exame da disciplina, estudou enquanto fazia férias no Algarve. Metódica, trabalhou por objetivos, intercalando o estudo acompanhada por uma prima, de manhã e tempos mortos à noite, com tardes de praia. Obteve 19,1 valores no exame. Diz que gosta e encara a Matemática como "um desafio".
A escola onde cumpriu todo o seu ciclo escolar é este ano a primeira pública no ranking nacional da disciplina. A notícia foi recebida com um misto de "espanto, alegria e orgulho" pelo diretor Manuel Amorim, professor de Matemática que tenta, há mais de uma década, combater a imagem de "bicho papão" que os alunos têm da disciplina.
"Reconhecemos que uma percentagem de alunos não se dá bem com a Matemática, porque esta provoca sofrimento, obriga a muito esforço e o prazer que se consegue nem sempre é reconhecido, mas esta escola não desiste", declarou ao JN. Entre as estratégias que conduziram ao sucesso, destaca "o reforço do apoio educativo desde o 1.ºº Ciclo" e a fixação dos professores para "consolidar" o ensino da Matemática.
Contexto desfavorecido
"Trabalhamos todos os dias para um dia chegar ao topo das escolas públicas. É um orgulho", comentou, destacando o facto de a escola estar inserida num meio rural e "em contexto desfavorecido". "Cerca de 50% dos nossos alunos são carenciados", disse.
"A Matemática é só apanhar o jeito à coisa, fazer os exercícios e, conforme vai correndo bem, a pessoa fica feliz", descreve Carolina. A colega Francisca remata: "Muitas pessoas não gostam da Matemática, mas com exercícios e trabalho conseguem-se boas notas".