Alexandre tinha "cinco ou seis anos" quando foi referenciado pela médica de família para o Hospital de Braga. Na altura, recorda a mãe, Alexandre tinha "muitos casos de amigdalite", que "cada vez se agravavam mais". O menor acabou por ser proposto para cirurgia e a família, devido à lista de espera, recebeu dois vales para realizar o procedimento em hospitais privados.
Corpo do artigo
Sheila Saraiva recusou um deles. O outro, quando lhe chegou às mãos, já Alexandre tinha sido chamado para uma consulta pré-operatória no Hospital de Braga. As "boas referências" que Sheila Saraiva tinha do serviço de otorrinolaringologia naquela unidade do Minho, aliada à "confiança" no Serviço Nacional de Saúde (SNS), ditaram a decisão.
"Nós somos uma família numerosa. Somos seis. Por vários motivos, já temos recorrido ao serviço de saúde público e privado, mas damos sempre preferência ao público. Sentimo-nos muito mais confiantes no serviço público. Também tinha boas referências da especialidade de otorrino do Hospital de Braga. Por isso, preferimos aguardar", contou Sheila Saraiva ao JN.
O primeiro vale de cirurgia, com várias opções de hospitais, chegou à morada da família, que reside em Esposende, no início deste ano. "Recusei. Indiquei que queria esperar. Preferia que ele fizesse a cirurgia no hospital [de Braga]", recordou Sheila Saraiva.
Dois anos até à operação
Alexandre voltou, então, para a lista de espera do hospital de origem. E o menor acabou por ser operado em outubro deste ano, mas, antes, a família recebeu um outro vale de cirurgia.
"Entretanto, o Alexandre já tinha sido chamado para fazer a consulta pré-operatória. Portanto, preferimos aguardar", concretizou Sheila Saraiva, explicando que, entre a referenciação para consulta no Hospital de Braga e a realização da cirurgia, passaram "cerca de dois anos".
"Acabou por correr tudo como esperávamos e desejávamos. Não voltava atrás. Temos tido vários contactos com o hospital público e fomos sempre bem atendidos. As coisas correram sempre bem", garantiu Sheila Saraiva, satisfeita com a escolha que teve de fazer.