O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta quarta-feira que o confinamento decretado no âmbito do estado de emergência começa a produzir resultados no combate à covid-19 e agradeceu as ofertas de apoio a Portugal por parte de "parceiros europeus".
Corpo do artigo
Estas posições foram transmitidas por António Costa através de mensagens que divulgou na sua conta pessoal na rede social Twitter.
1356989158779191298
"Com o extraordinário esforço dos nossos profissionais de saúde temos conseguido enfrentar a fase mais crítica da pandemia. O confinamento começa a produzir resultados e a vacinação vai criando imunidade", escreveu o primeiro-ministro.
13310096
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou esta quarta-feira 240 mortes relacionadas com a covid-19 e 9.083 casos de infeção com o novo coronavírus, sendo este último número bem inferior ao registado na quarta-feira passada.
O boletim da DGS revela também que estão internadas 6.684 pessoas, menos 91 do que na terça-feira, das quais 877 em unidades de cuidados intensivos, mais 25.
Na mesma mensagem, o líder do executivo português agradeceu "todas as ofertas de apoio dos diversos parceiros europeus".
13310820
"Traduzem o valor da solidariedade e reforçam o sentimento de pertença à União Europeia. Dou as boas vindas à equipa alemã que acaba de chegar a Portugal", acrescentou.
A equipa clínica alemã, formada por 26 profissionais de saúde e que vem dar apoio ao sistema de saúde face à pressão provocada pela pandemia de covid-19, chegou esta quarta-feira a Portugal e vai trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa.
O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou em 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.