Das 14 urgências pediátricas em Lisboa só oito vão funcionar 24 horas no verão
Oito das 14 urgências de pediatria da região de Lisboa vão estar abertas 24 horas entre julho e setembro. Região Norte e Centro com 18 urgências de pediatria a funcionar de forma ininterrupta no verão. Algarve e Alentejo com urgências de pediatria em pleno.
Corpo do artigo
A Direção Executiva do SNS (DE-SNS) anunciou o plano de funcionamento das urgências de pediatria para os meses de julho a setembro.
"Os horários são definidos para o período de 1 de julho a 30 de setembro de 2023, devendo ser revistos, em função da experiência do modelo, da variação da procura e da disponibilidade de recursos humanos", lê-se na deliberação assinada pelo diretor executivo da DE-SNS, Fernando Araújo.
Assim, oito das 14 urgências de pediatria da região de Lisboa vão estar abertas 24 horas, três vão encerrar às 21 horas e outras têm constrangimentos previstos.
Abertos 24 horas vão estar os serviços do Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Caldas da Rainha, Hospital Distrital de Santarém, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte - Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central - Hospital D. Estefânia, Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital de Cascais e Hospital Garcia de Orta (Almada).
Abertos das 9 às 21 horas (horário para a admissão de doentes) vão estar o Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Torres Vedras, o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - Unidade de São Francisco Xavier (horário para a admissão de doentes até às 22 horas) e Hospital de Loures (suspende atividade de sexta-feira a domingo).
No Centro Hospitalar do Médio Tejo - Unidade de Torres Novas está prevista a suspensão da atividade ao fim de semana de 15 em 15 dias.
Na região Norte, estarão a funcionar em pleno: ULS Nordeste - Bragança; CHTMAD - Vila Real; ULS Alto Minho - Viana do Castelo; Hospital de Braga - Braga; Hospital Nossa Senhora da Oliveira - Guimarães; CH Médio Ave - Vila Nova de Famalicão; CHPV/VC - Póvoa de Varzim; CHTS - Penafiel; Urgência Integrada de Pediatria do Porto (UPIP) - CHUSJ - Porto; CHVNG/E - Vila Nova de Gaia e CHEDV - Santa Maria da Feira.
Com funcionamento ininterrupto na região Centro estarão: CHBV - Aveiro; CHUC - Coimbra; CHTV - Viseu; CH Leiria - Leiria; ULS Guarda - Guarda; ULS Castelo Branco - Castelo Branco e CHUCB - Covilhã.
Para Faro/Portimão (CHU Algarve) prevê-se urgência em funcionamento pleno, em pelo menos um dos polos.
No Alentejo, para os serviços de urgência em Évora (HES), Portalegre (ULS Norte Alentejano) e Beja (ULS Baixo Alentejo) preve-se o funcionamenro em pleno.
"O reforço do trabalho em rede entre as equipas de instituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, assim como o planeamento estratégico atempado da resposta, é uma das missões centrais da direção executiva do SNS", salienta o comunicado.